 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - SEDUC ESCOLA ELIZA DIAS DE AZEVEDO
ATIVIDADE ORIENTADA /ROTEIRO DIDÁTICO
2º ANO – PRÓ ADELBA
MAIO/2020
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
OBJETIVO(s)
|
ORIENTAÇÕES
|
1º DIA
SEGUNDA-FEIRA (18/05/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( X ) PÁG: 24 E 25MAT( ) PÁG:
( X )CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):03 (LEITURA)
Ø LEITURA
DO DIA
(
X) BLOG (X) WHATSAP
BICHO
CARPINTEIRO
|
·
RECONHECER O ALFABETO, IDENTIFICANDO AS LETRAS QUE O COMPÕEM E
NOMEÁ- LAS.
·
LER TEXTO DE DIFERENTES GÊNEROS.
·
RECONTAR A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
·
RECITE O ALFABETO COM A CRIANÇA. (LIVRO)
·
VÍDEOS E ATIVIDADES EXTRAS NO BLOG E WHATSAPP.
·
LEIA A MÚSICA “A CANOA VIROU”, EM SEGUIDA CANTE COM A CRIANÇA.
|
2º DIA
TERÇA-FEIRA
(19/05/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( ) PÁG:
MAT() PÁG:
( X) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S): 03– 05
Ø LEITURA
DO DIA
(X)
BLOG ( X) WHATSAP
NOME DA
GENTE
|
·
LER E COMPREENDER TEXTO DE DIFERENTES GÊNEROS.
·
IDENTIFICAR LETRAS E RIMAS EM DIFERENTES CONTEXTOS.
·
RECONTAR A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
·
DEIXE QUE A CRIANÇA LEIA O TEXTO “A CANOA VIROU”.
·
BRINQUE DE RIMA COM A CRIANÇA.
EXEMPLO: MÃO RIMA COM: PÃO, CHÃO...
·
APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE
ENTENDEU. ELA PODE REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO.
|
3º DIA
QUARTA-FEIRA
(20/05/2020)
|
LIVRO(S):
PORT ( ) PÁG:
MAT (
X ) PÁG:10 e 11
( X )CADERNO DE
ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):06
Ø LEITURA
DO DIA
(
X) BLOG (X) WHATSAP
A VOZ DA ESTRELA
|
·
COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA VIDA E NO DIA A DIA
DA CRIANÇA.LER E COMPREENDER POEMA.
·
RECONTAR A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
·
MOSTRAR PARA CRIANÇA COMO OS NÚMEROS FAZEM PÁRTE DO NOSSO
COTIDIANO.
·
LEIA COM A CRIANÇA A POEMA“TANTOS NOMES”.
·
APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE
ENTENDEU. ELA PODE REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO
|
4º DIA
QUINTA-FEIRA
(21/05/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( ) PÁG:_______
MAT( X ) PÁG:15 E 16
( X ) CADERNO DE
ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINAS: 6 A 8
Ø LEITURA
DO DIA
(
X) BLOG (X) WHATSAP
MUITO MAIS QUE UM JARDIM
|
·
UTILIZAR OS NÚMEROS COMO INDICADORES DE QUANTIDADE, OBSERVANDO
AS DIFERENTES FORMAS DE REGISTRO.
·
LER E COMPREENDER TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.
·
RECONHECER NOMES PRÓPRIOS E IDENTIFICAR LETRAS.
|
·
MOSTRE PARA A CRIANÇA
COMO OS NÚMEROS SÃO UTILIZADOS PARA REGISTRAR QUANTIDADES DE DIFERENTES
MANEIRAS.
·
CONFIRA IMAGENS NO BLOG E WHATSAPP.
·
LEIA OS NOMES DE PESSOAS PARA CRIANÇA
|
JUNHO/2020
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
OBJETIVO(s)
|
ORIENTAÇÕES
|
5º DIA
SEGUNDA-FEIRA
(01/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT ( )
PÁG:
MAT (
) PÁG:
(X ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S): 9 – 10 - 11
Ø LEITURA
DO DIA
(X)
BLOG (X ) WHATSAP
A FADINHA E A ARANHA RENDEIRA
|
·
LER E COMPREENDER TEXTO DE DIFERENTES GÊNEROS.
·
RECONTAR A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
·
LEIA A MÚSICA “DONA ARANHA”. EM SEGUIDA CANTE COM A CRIANÇA.
·
APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE
ENTENDEU. ELA PODE REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO
|
6º DIA
QUARTA-FEIRA
(03/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( ) PÁG: _______ MAT( X ) PÁG: 21 E 22
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA DO DIA
(X)
BLOG (X) WHATSAP
A FELICIDADE DAS BORBOLETAS
|
·
COMPREENDER A IDEIA DA DEZENA INTEIRA OU EXATA COMO UM GRUPO DE
DEZ UNIDADES.
·
RECONTAR A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
· AJUDE A CRIANÇA A CONTAR AS DEZENAS (DE 10
EM 10).
·
NO CADERNO, DESENHAR 5
GRUPOS COM 10 ELEMENTOS CADA.
·
APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE
ENTENDEU. ELA PODE REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO
|
7º DIA
QUINTA-FEIRA
(04/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( X ) PÁG: 20 A 22
MAT( ) PÁG._______
( ) CADERNO
DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
(X)
BLOG ( X) WHATSAP
O PARQUE NOSSO VERDE
|
·
COMPREENDER TEXTOS LIDOS
POR OUTRAS PESSOAS.
·
RECITAR UMA PARLENDA DE MEMÓRIA.
·
RECONTAR A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
·
LEIA A PARLENDA COM A CRIANÇA (PÁGINA 20).
·
PEÇA A CRIANÇA PARA RECITAR OUTRA PARLENDA QUE CONHEÇA.
·
APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE
ENTENDEU. ELA PODE REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO
|
8º DIA
SEGUNDA-FEIRA
(08/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( ) PÁG:
_______
MAT ( X)
PÁG:23
( ) CADERNO
DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
(
X) BLOG (X) WHATSAP
CHAPEUZINHO DE PALHA E O PRIMEIRO LIVRO
|
·
REFORÇAR O CONCEITO DE DEZENA COMO UM GRUPO DE DEZ UNIDADES.
·
ESCUTAR TEXTOS LIDOS E/OU CONTADOS COM ATENÇÃO.
|
·
CONTE COM A CRIANÇA DE 10
EM 10 ATÉ 100.
·
COM UM MATERIAL CONCRETO (TAMPINHA, PALITOS, GRÃOS DE FEIJÃO)
LEVAR A CRIANÇA A FORMAR DIFERENTES GRUPOS DE 10.
· LEIA UMA
HISTORINHA PARA CRIANÇA. (CONSULTE O BLOG)
|
JUNHO 2020
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
OBJETIVO(s)
|
ORIENTAÇÕES
|
9º DIA
QUARTA-FEIRA
(10/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT(X) PÁG; 43- 44
MAT( ) PÁG: _______
()CADERNO DE ATIVIDADES
1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
( X) BLOG (X) WHATSAP
THIAGO O MENINO GENIAL
|
· IDENTIFICAR
A SEMELHANÇA NA PRONÚNCIA DAS LETRAS B
e P E PERCEBER A DIFERENÇA NA
ESCRITA.
· RECONTAR
A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
· PRONUNCIAR
PARA A CRIANÇA PALAVRAS QUE COMECEM COM
B e P.
· APÓS A
LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE ENTENDEU. ELA PODE
REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO.
|
10º DIA
QUINTA-FEIRA
(11/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT
( ) PÁG: _______MAT(X) PÁG:24 - 25
( )CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
(X ) BLOG (X ) WHATSAP
O LIVRO QUE QUERIA SER
BRINQUEDO
|
· RECONHECR QUE A DEZENA CORRESPONDE A 10
UNIDADES.
· RECONTAR
A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
· COLOQUE
DIANTE DA CRIANÇA 10 MOEDAS DE UM REAL E UMA CÉDULA DE 10 REAIS PARA QUE ELA
ENTENDA QUE (10 MOEDAS DE 1 REAL E 1 CÉDULA DE 10 REAIS) TEM O MESMO VALOR.
· APÓS A
LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE ENTENDEU. ELA PODE
REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO.
|
11º DIA
SEGUNDA-FEIRA
(08/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT() PÁG:
MAT ( ) PÁG:
( X)CADERNO DE
ATIVIDADES
PÁGINA(S): 12 - 13 - 14
Ø LEITURA
DO DIA
(X) BLOG ( X) WHATSAP
O SAPO E O JARDIM FLORIDO
|
· LER E
COMPREENDER POEMAS.
· RECONTAR
A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
· LEIA OS
TEXTOS PARA CRIANÇA,
· APÓS A
LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE ENTENDEU. ELA PODE
REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO.
|
12º DIA
QUARTA-FEIRA
(10/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( ) PÁG:
MAT( X) PÁG:93 E 95
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
(X) BLOG ( X ) WHATSAP
EUZINHA
|
· COMPREENDER
AS IDEIAS ENVOLVIDAS NA ADIÇÃO: JUNTAR QUANTIDADES E ACRESCENTAR UMA
QUANTIDADE A OUTRA.
|
· EXEMPLO 1: UMA MULHER É MÃE DE 2 MENINOS E 1 MENINA, NO TOTAL ELA TEM 3
FILHOS (IDEIA DE JUNTAR)
· EXEMPLO 2: UMA CRIANÇA TEM 5 REAIS. SUA MÃE LHE DEU MAIS 2 REAIS. ELA AGORA TEM 7 REAIS. (IDEIA DE ACRESCENTAR)
|
JUNHO/2020
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
OBJETIVO(s)
|
ORIENTAÇÕES
|
13º DIA
SEXTA-FEIRA
(12/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT() PÁG:
MAT( ) PÁG:
( X ) CADERNO DE
ATIVIDADES1(MÓDULO)
PÁGINAS:15 – 16 -17
LEITURA DO DIA
(X) BLOG (X) WHATSAP
PÁSSARO SEM COR
|
· LER E
COMPREENDER TEXTO INSTRUCIONAL.
· RECONTAR
A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
· LEIA O
TEXTO INSTRUCIONAL PARA CRIANÇA E AJUDE-A A CONFECCIONAR O BRINQUEDO,
· APÓS A
LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE ENTENDEU. ELA PODE
REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO.
|
14º DIA
SEGUNDA-FEIRA
(15/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT ( ) PÁG: _______
MAT (X) PÁG: 34 - 35
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
(X) BLOG (X) WHATSAP
A FORMIGA E A MOSCA
|
· MOSTRAR
COMO OS NÚMEROS NATURAIS SÃO UTILIZADOS PARA INDICAR ORDEM, LUGAR OU POSIÇÃO.
(NÚMEROS ORDINAIS).
|
· EXPLICAR QUE OS NÚMEROS INDICAM A POSIÇÃO
QUE CADA ELEMENTO OCUPA EM UMA SEQUÊNCIA.
· EXEMPLO: EM UMA CORRIDA, TEMOS O PRIMEIRO,
SEGUNDO E TERCEIRO LUGAR.
|
15º DIA
QUARTA-FEIRA
(17/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT (X) PÁG: 52 E 53
MAT( ) PÁG: _______
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINAS:
Ø LEITURA
DO DIA
(X) BLOG (X) WHATSAP
TIRRIM E COCORICÓ
|
· PERCEBER
A DIFERENÇA ENTRE AS UNIDADES SONORAS C e G.
· IDENTIFICAR
A DIFERENÇA DE SENTIDO DAS PALAVRAS DE ACORDO COM A LETRA USADA.
|
· PRONUNCIE
PARA CRIANÇA PALAVRAS QUE COMECEM COM AS LETRAS C e G, ANTES DA REALIZAÇÃO DA
ATIVIDADE.
|
16º DIA
QUINTA-FEIRA
(18/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( ) PÁG: _______
MAT( X ) PÁG:109 - 110
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
( X)BLOG (X) WHATSAP
O RATINHO RÓI RÓI
|
· COMPREENDER AS IDEIAS ENVOLVIDAS NA SUBTRAÇÃO:
TIRAR OU COMPARAR QUANTIDADE.
· RECONTAR
A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
· COMPARAR
QUANTO A MAIS OU A MENOS.
· TIRAR
UMA QUANTIDADE DE OUTRA OU COMPLETAR UMA QUANTIDADE (QUANTOS FALTAM ?)
· EXEMPLO
1: TINHA 6 GUDES E PERDI 2. FIQUEI
COM 4
· EXEMPLO
2: TENHO 3 REAIS E QUERO COMPRAR
ALGO DE 5 REAIS. NESTE CASO FALTAM 2 REAIS PARA CHEGAR AO VALOR DESEJADO.
|
JUNHO/2020
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
OBJETIVO(s)
|
ORIENTAÇÕES
|
17º DIA
SEGUNDA-FEIRA
(22/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT( x ) PÁG: 20
MAT() PÁG:
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
LEITURA DO DIA
(X) BLOG (X) WHATSAP
|
· COPIAR O
TEXTO CONSERVANDO SUA ESTRUTURA.
· LISTAR
AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM C E
SEPARAR AS SÍLABAS.
· RECONTAR
A HISTÓRIA LIDA POR OUTRA PESSOA.
|
· ESTAS
ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO DA CRIANÇA.
· APÓS A
LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE ENTENDEU. ELA PODE
REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO.
|
18º DIA
QUARTA-FEIRA
(24/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT ( ) PÁG:
MAT(X) PÁG:10
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
(X) BLOG (X) WHATSAP
A GALINHA DO VIZINHO BOTA OVO
|
· RECONHECER
O USO DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA.
|
· NO
CADERNO DE DESENHO, A CRIANÇA DEVERÁ CRIAR SITUAÇÕES DA MATEMÁTICA NO DIA A
DIA, DESENHANDO OU COLANDO IMAGENS DE NÚMEROS (DINHEIRO), MEDIDA DE TEMPO
(RELÓGIO.), MEDIDA DE CAPACIDADE (COISAS QUE COMPRAMOS NO QUILO, NO LITRO...)
E FIGURAS GEOMÉTRICAS (CASA, BOLA ...).
|
19º DIA
QUINTA-FEIRA
(25/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT(X) PÁG:28-29
MAT( ) PÁG:
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
(X) BLOG (X) WHATSAP
A BORBOLETA AZUL
|
· PERCEBER
A DIFERENÇA ENTRE AS UNIDADES SONORAS F
E V.
· LER
TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS
|
· PRONUNCIE
OS NOMES DAS FIGURAS DO LIVRO PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A DIFEREÇA DOS SONS
DAS LETRAS F e V.
· LEIA COM
A CRIANÇA A HISTORINHA “A BORBOLETA AZUL”, EM SEGUIDA PEÇA-A QUE RECONTE A
HISTÓRIA.
|
20º DIA
SEGUNDA-FEIRA
(29/06/2020)
|
LIVRO(S):
PORT(x ) PÁG:30 e 31
MAT () PÁG:
( ) CADERNO DE ATIVIDADES 1(MÓDULO)
PÁGINA(S):
Ø LEITURA
DO DIA
( X)BLOG (X) WHATSAP
MUITO MAIS QUE UM
JARDIM
|
· IDENTIFICAR
NOMES DE OBJETOS COM F OU V.
· ESCUTAR
COM ATENÇÃO TEXTOS LIDOS OU CONTADOS.
· REESCREVA
SOBRE O TEXTOLIDO SUA COMPREENSÃO.
· RECONTAR
A HISTÓRIA
|
· PEÇA A
CRIANÇA QUE FALE O NOME DAS IMAGENS DAS PÁGINAS 30-31 E ORIENTE-A PINTAR NA CORAZUL
AS PALAVRAS COM F E NA COR VERMELHA AS PALAVRAS COM V.
EXEMPLO: FOCA, GIRAFA.
· NO
CADERNO, LISTE AS PALAVRAS ENCONTRADAS COM F eV.
· APÓS A
LEITURA DA HISTÓRIA DO DIA, DEIXE A CRIANÇA DIZER O QUE ENTENDEU. ELA PODE
REPRESENTAR A HISTÓRIA NO CADERNO DE DESENHO
|
|