PREFEITURA MUNICIPAL DE
CAMAÇARI
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO -
SEDUC
ESCOLA ELIZA DIAS DE
AZEVEDO
ATIVIDADE ORIENTADA
/ROTEIRO DIDÁTICO
1º ANO
*WHATSAPP DO GRUPO DOS
PAIS;
BLOG: atividadesdaescolaelizadias.blogspot.com
PELO CELULAR
VISUALIZAR NA VERSÃO WEB
LOCAL(is)
|
OBJETIVO(s)
|
ORIENTAÇÕES
|
||
1º
DIA
|
LIVRO(S):
P( x ) PÁG. 12,13,14 e 15
M( ) PÁG._______
( )BLOG
( )MÓDULO PÁG.___
ü LEITURA DO DIA
( x ) BLOG ( )WHATSAP
*BICHO CARPITEIRO
|
·
LER E ESCREVER O PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS.
·
CONHECER AS LETRAS DO ALFABETO E RELACIONÁ-LAS A UM CONJUNTO DE
PALAVRAS CONHECIDAS.
|
·
NA ATIVIDADE DA P.12, AJUDE A CRIANÇA NA PROCURA DE SEU PRÓPRIO
NOME USANDO A LETRA INICIAL COMO INDICATIVO.
·
GUARDE AS LETRAS RECORTADAS DA PÁGINA 171 A 177 APÓS USÁ-LAS NA
ATIVIDADE DE Nº 3.
·
PEÇA PARA A CRIANÇA LER EM VOZ ALTA AS LETRAS DO ALFABETO DA
PÁGINA 14.
|
|
2º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M (X) PÁG. 10 até 17
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG._____
ü LEITURA DO DIA
( x ) BLOG ( )
WHATSAP
· GENTE TEM SOBRENOME
|
·
EXPLORAR TERMOS E EXPRESSÕES DO DIA A DIA, IMPORTANTES NA
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
|
·
NA ATIVIDADE DO LIVRO DE MATEMÁTICA EXPLORE A GRAVURA COM AS
PERGUNTAS QUE APARECEM NA PÁGINA 13.
·
ANTES DE RESPONDER AS ATIVIDADES PEÇA PARA A CRIANÇA OBSERVAR
BEM A IMAGEM.
·
NA
ATIVIDADE DA PÁGINA 17 AUXILIE A CRIANÇA NA LEITURA DO DESENHO, MOSTRANDO A
PORTA, JANELA, MESA DA PROFESSORA E AS CARTEIRAS DOS ALUNOS.
|
|
3º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M( ) PÁG._______
( )BLOG
( x )MÓDULO PÁG. 3,4 e 5
ü LEITURA DO DIA
( X ) BLOG ( x )WHATSAP
· A VOZ DA ESTRELA
|
·
LER E ESCREVER O PRÓPRIO NOME E IDENTIFICAR O QUE É SOBRENOME.
·
CONHECER AS LETRAS DO ALFABETO E RELACIONÁ-LAS A UM CONJUNTO DE
PALAVRAS CONHECIDAS
|
·
ANTES DE RESPONDER AS ATIVIDADES ASSISTA O VÍDEO DA CANÇÃO
(GENTE TEM SOBRENOME) POSTADO NO WHATSAPP OU BLOG.
·
LEIA PARA SEU FILHO O TEXTO DA PÁGINA 3 DO MÓDULO, APONTANDO COM
O DEDO CADA PALAVRA LIDA PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A RELAÇÃO ENTRE A FALA E
A ESCRITA.
·
MOSTRE PARA ELA A DIFERENÇA ENTRE NOME E SOBRENOME.
|
|
4º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M( X ) PÁG. 18, 19, 20
( )BLOG
( )MÓDULO PÁG.___
ü LEITURA DO DIA
( X ) BLOG (x ) WHATSAP
·
MUITO MAIS
QUE UM JARDIM
|
·
EXPLORAR TERMOS E EXPRESSÕES DO DIA A DIA, IMPORTANTES NA
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
·
TRABALHAR SITUAÇÕES DE DESLOCAMENTOS E DE LOCALIZAÇÃO.
|
·
NA
ATIVIDADE DA PÁGINA 18 PEÇAS PARA A CRIANÇA ESCREVER NO CADERNO UMA LISTA DE
ROUPAS QUE SE USA QUANDO ESTÁ FRIO E OUTRA LISTA DE ROUPAS QUE USA QUANDO
ESTÁ QUENTE.
·
NA ATIVIDADE DA PÁGINA 20, CAMINHE COM A CRIANÇA EM SUA CASA, NO
MESMO SENTIDO, E DEPOIS EM SENTIDO CONTRÁRIO (UM INDO E O OUTRO VINDO) PARA
QUE ELE PERCEBA A DIFERENÇA.
|
|
5º
DIA
|
LIVRO(S):
P( x ) PÁG. 16 e 17
M( ) PÁG._______
( )BLOG
( x )MÓDULOPÁG.6,7e 8
ü LEITURA DO DIA
( X ) BLOG ( x)WHATSAP
*A FADINHA E A ARANHA RENDEIRA
|
·
FAZER A CORRESPONDÊNCIA ENTRE A FALA E A ESCRITA.
·
CONHECER AS LETRAS DO ALFABETO E RELACIONÁ-LAS A UM CONJUNTO DE
PALAVRAS CONHECIDAS.
|
·
CANTE PARA SEU FILHO A CANTIGA DE RODA DA PÁGINA 6 (A CANOA
VIROU) E DEPOIS LEIA APONTANDO COM O DEDO CADA PALAVRA LIDA. CONVIDE A CRIANÇA PARA IMITAR A SUA
LEITURA.
|
|
6º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M( X ) PÁG. 21 e 22
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.___
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
·
A FELICIDADE
DAS BORBOLETAS
|
·
RELACIONAR SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS
|
· ASSISTIR O VÍDEO SOBRE
SINAIS DE TRÂNSITO (TURMA DA ARCA) NO YOUTUBE.
· ATIVIDADES DO LIVRO
· ATIVIDADE XEROGRAFADA
SOBRE O TRÂNSITO, EM ANEXO.
|
|
7º DIA
|
LIVRO(S):
P( x ) PÁG.18 e 19
M( ) PÁG._______
( )BLOG
(x)MÓDULO PÁG.9,10,11
ü LEITURA DO DIA
( X ) BLOG (x)WHATSAP
·
NO PARQUE,
NOSSO VERDE
|
·
FAZER A CORRESPONDÊNCIA ENTRE A FALA E A ESCRITA.
· OBSERVAR QUE AS PALAVRAS
SE FORMAM DE PARTES MENORES (SÍLABAS), OBSERVAR E IDENTIFICAR.
|
·
LEIA PARA SEU FILHO O TEXTO DA PÁGINA 9 DO MÓDULO, APONTANDO COM
O DEDO CADA PALAVRA LIDA PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A RELAÇÃO ENTRE A FALA E
A ESCRITA.
·
FAÇA
PERGUNTAS: O POEMA QUE ACABAI DE LER TEM DOIS PERSONAGENS. - QUEM SÃO ELES? ➢ ELES
SÃO CRIANÇAS OU ADULTOS? ➢ ELES
POSSUEM UM OBJETO. QUE OBJETO É ESSE? ➢ O
QUE ELES FAZEM NO TEXTO? ➢ QUEM
TEM UMA BOLA AZUL? ➢ QUAL
É A COR DA BOLA DE ARABELA?
|
|
8º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M(x) PÁG. 23
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG._
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
*CHAPEUZINHO
DE PALHA
|
· CONSTRUIR SEQUÊNCIAS
MANTENDO PADRÕES.
|
· AJUDE SEU FILHO A
OBSERVAR COM ATENÇÃO E DESCOBRIR O PADRÃO DE CADA SEQUÊNCIA.
· FAÇA PERGUNTAS SOBRE AS
CORES QUE FORAM USADAS, COMO ELAS ESTÃO SE REPETINDO.
· PEÇA PRA FALAR EM VOZ
ALTA CADA COR QUE APARECE NA SEQUÊNCIA PARA SABER QUAL COR VEM DEPOIS.
· ATIVIDADES XEROGRAFADAS
PARA FIXAR MELHOR ESSE CONTEÚDO, ESTÃO EM ANEXO.
|
|
9º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M( ) PÁG._______
( )BLOG
(X)MÓDULOPÁG.12,13 e14
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( x ) WHATSAP
*THIAGO UM MENINOGENIAL
|
· CONHECER AS LETRAS DO
ALFABETO E RELACIONÁ-LAS A UM CONJUNTO DE PALAVRAS CONHECIDAS.
|
·
LEIA PARA SEU FILHO O TEXTO DA PÁGINA 12 DO MÓDULO, APONTANDO
COM O DEDO CADA PALAVRA LIDA PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A RELAÇÃO ENTRE A
FALA E A ESCRITA.
· CONVERSEM SOBRE O QUE SABEM SOBRE O
TEXTO: ➢ QUAL É O TÍTULO? (ANA BELA COMILONA) ➢ QUEM CRIOU O TEXTO FOI... (JOSÉ DE
NICOLA) ➢ JÁ NO TÍTULO DESCOBRIMOS UMA CARACTERÍSTICA DE ANA
BELA ELA É... (COMILONA) ➢ COMILONA É O MESMO QUE... (GULOSA.)
|
|
10º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M( X ) PÁG. 24
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
*O LIVRO QUE QUERIA SER BRINQUEDO
|
· TRABALHAR SITUAÇÕES DE
DESLOCAMENTOS E DE LOCALIZAÇÃO.
|
· ATIVIDADES XEROGRAFADAS
PARA FIXAR MELHOR ESSE CONTEÚDO, ESTÃO EM ANEXO.
|
|
11º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M( ) PÁG._______
( )BLOG
(x)MÓDULO PÁG.15,16 e17
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( x ) WHATSAP
*O SAPO E O JARDIM FLORIDO
|
·
FAZER A CORRESPONDÊNCIA ENTRE A FALA E A ESCRITA.
· CONHECER AS VOGAIS
|
·
LEIA PARA SEU FILHO O TEXTO DA PÁGINA 15 DO MÓDULO, APONTANDO
COM O DEDO CADA PALAVRA LIDA PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A RELAÇÃO ENTRE A
FALA E A ESCRITA.
· CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE O QUE
ELA GOSTA DE COMER. INFORME QUE O TEXTO DE HOJE FALA DE UMA MENINA QUE COME
MUITO. ➢ O QUE SERÁ QUE ELA GOSTA DE COMER? EM SEGUIDA LEIA A
POESIA PARA A CRIANÇA, INCENTIVE ELA A COMENTAR SOBRE A POESIA E DEPOIS REPITA A LEITURA APONTANDO COM O DEDO CADA PALAVRA
LIDA, E CONVIDE-A PARA LER COM VOCÊ.
|
|
12º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M(x) PÁG. 25
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
*O
MENINO E A ÁRVORE
|
· FORMAR GRUPOS DE ACORDO
COM CARACTERÍSTICAS COMUNS.
|
· ATIVIDADES XEROGRAFADAS
PARA FIXAR MELHOR ESSE CONTEÚDO, ESTÃO EM ANEXO.
|
|
13º DIA
|
LIVRO(S):
P( x ) PÁG.20, 21 e 22
M( ) PÁG._______
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
·
EUZINHA
|
· ACOMPANHAR A LEITURA DE
UM CONTO OBSERVANDO AS ILUSTRAÇÕES QUE O ACOMPANHAM.
· LOCALIZAR INFORMAÇÕES
EXPLÍCITAS EM UM TEXTO.
|
· LEIA PARA SEU FILHO O
TEXTO DA PÁGINA 20 DO LIVRO DE PORTUGUÊS, APONTANDO COM O DEDO CADA PALAVRA
LIDA.
· PEÇA PARA A CRIANÇA
ACOMPANHAR A LEITURA OBSERVANDO OS DESENHOS, ELES AJUDAM A CONTAR A HISTÓRIA.
|
|
14º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M (X) PÁG.26, 27 e 28
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
·
PÁSSARO SEM
COR
|
· REVISAR OS CONTEÚDOS
TRABALHADOS NAS AULAS ANTERIORES.
|
· NESSAS ATIVIDADES SEU FILHO(A) IRÁ
REVISAR OS CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NAS AULAS ANTERIORES, SE
NECESSÁRIO AJUDE-O A LEMBRAR MOSTRANDO ESSAS ATIVIDADES
|
|
15º DIA
|
LIVRO(S):
P( x ) PÁG.47
M( ) PÁG._______
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
*A FORMIGA E A MOSCA
|
·
APRENDER
UMA PARLENDA, USADA PARA ACOMPANHAR UMA BRINCADEIRA.
·
RECITAR
O ALFABETO.
·
BUSCAR
NOMES PELA LETRA INICIAL.
|
· ENSINE AO SEU FILHO(A), ORALMENTE, A
PARLENDA QUE APARECE NA QUESTÃO 1. DA ATIVIDADE DO LIVRO.
· PEÇA PARA ELE(A) RECITAR AS LETRAS
DO ALFABETO, NA QUESTÃO 2. DO LIVRO.
· OUTRAS ATIVIDADES FORAM XEROGRAFAS E
ESTÃO EM ANEXO.
|
|
16º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
*TIRRIM E COCORICÓ
|
·
CONHECER
O SIGNIFICADO, A LEITURA E A ESCRITA DOS NÚMEROS DE 0 A 10.
·
RESOLVER
SITUAÇÕES ENVOLVENDO ESSES NÚMEROS.
|
· LEIA PARA SEU FILHO(A) O TEXTO DA
PÁGINA 35 DO LIVRO DE MATEMÁTICA QUE MOSTRA UM POUCO DE COMO AS QUANTIDADES
ERAM REPRESENTADAS ANTIGAMENTE ANTES DE EXISTIR OS NÚMEROS.
|
|
17º DIA
|
LIVRO(S):
P( x ) PÁG.38 e 39
M( ) PÁG.
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
|
·
IDENTIFICAR
A PARTE SONORA QUE COINCIDEM EM DUAS PALAVRAS QUE RIMAM.
|
· CANTE A PARLENDA DA PÁGINA 38 DO
LIVRO DE PORTUGUÊS PARA SEU FILHO(A).
·
DEPOIS
LEIA PARA O TEXTO APONTANDO COM O DEDO CADA PALAVRA
LIDA PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A RELAÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA.
· AJUDE A CRIANÇA A IDENTIFICAR AS
PALAVRAS QUE RIMAM.
|
|
18º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M(x ) PÁG. 36 a 46
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
·
RATINHO
RÓI,RÓI
|
·
CONHECER
O SIGNIFICADO, A LEITURA E A ESCRITA DOS NÚMEROS DE 0 A 10.
·
RESOLVER
SITUAÇÕES ENVOLVENDO ESSES NÚMEROS
|
· CASO A CRIANÇA APRESENTE
DIFICULDADES PARA IDENTIFICAR OS NÚMEROS, UTILIZE OBJETOS PARA FAZER A
REPRESENTAÇÃO DE CADA NÚMERO, ASSIM IRÁ AJUDÁ-LO A CONSTRUIR NOÇÕES A PARTIR
DO CONCRETO.
|
|
19º DIA
|
LIVRO(S):
P(x) PÁG.43,44 e 45
M( ) PÁG.
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
·
PATINHO FEIO
|
·
ACOMPANHAR
A LEITURA DE UM CONTO, INTERAGINDO COM A LINGUAGEM ESCRITA.
·
LOCALIZAR
INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO.
|
· LEIA PARA SEU FILHO O
TEXTO DA PÁGINA 43 DO LIVRO DE PORTUGUÊS, APONTANDO COM O DEDO CADA PALAVRA
LIDA.
· AJUDE-O A COMPREENDER A HISTÓRIA
FAZENDO PERGUNTAS SOBRE OS PERSONAGENS, DO TRATA A HISTÓRIA, O QUE ACONTECEU
COM CADA UM, O QUE FALARAM UM PARA O OUTRO, COMO TERMINOU A HISTÓRIA.
· SE FOR PRECISO RELEIA A HISTÓRIA
PARA AJUDA-LO A RESPONDER AS ATIVIDADES.
|
|
20º DIA
|
LIVRO(S):
P( ) PÁG._______
M( X ) PÁG. 47 a 55
( )BLOG
( )MÓDULOPÁG.
ü LEITURA DO DIA
( ) BLOG
( ) WHATSAP
*A BORBOLETA AZUL
|
·
CONHECER
O SIGNIFICADO, A LEITURA E A ESCRITA DOS NÚMEROS DE 0 A 10.
·
RESOLVER
SITUAÇÕES ENVOLVENDO ESSES NÚMEROS
|
· CASO A CRIANÇA APRESENTE
DIFICULDADES PARA IDENTIFICAR OS NÚMEROS, UTILIZE OBJETOS PARA FAZER A
REPRESENTAÇÃO DE CADA NÚMERO, ASSIM IRÁ AJUDÁ-LO A CONSTRUIR NOÇÕES A PARTIR
DO CONCRETO.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário